RÁDIO JORNAL DE GARANHUNS: 59 ANOS DE PIONEIRISMO.


A Rádio Jornal de Garanhuns (AM 1210 KHz), no Agreste Meridional de Pernambuco, comemora amanhã, 59 anos de sucesso.

A “Pioneira no Interior” – como era registrado  durante muitos anos na divulgação do prefixo de identificação, foi inaugurada no dia 26 de maio de 1951, como a primeira das quatro Rádio Difusora (vieram depois Caruaru, Limoeiro e Pesqueira) implantadas pelo fundador do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, F. Pessoa de Queiroz – ela já possuía a visão de uma “rede”, que só veio se concretizar há cerca de cinco anos, com a implantação do sistema de transmissão por satélite, a partir da Rádio Jornal Recife.

Uma programação especial marca os 59 anos da Rádio Jornal de Garanhuns. Haverá inclusive programas no auditório da emissora. Do Recife vai um reforço liderado por Geraldo Freire, que apresenta a Super Manhã, a partir das 07h30, do estúdio da Pioneira do Interior.

HISTÓRIA.

Permitam registrar o meu orgulho de haver participado de um pouco da história da então Rádio Difusora de Garanhuns. Durante quase quatro anos, entre 1972 e 1975 (quando me desloquei ao Recife), atuei como redator de noticiários e apresentador de programas, dentre os quais, o tradicional “Quem Manda é o Freguês” (que era patrocinado pelas Casas José Araújo) e “Pelos Bairros da Cidade”, que estimulava competições entre os ouvintes.

Trabalhei sob a direção geral de Ivo de Souza Ramos (de saudosa memória), Rossini Moura e Lúcio Mário.  Ao lado dos comunicadores Rosa Maria, Solon Gomes, Paulo Revoredo, Ricardo Trajano,  José Marcolino, José de Luna, do professor José Inácio e Roberto Sampaio. Na parte técnica atuavam Belmiro Vilela e seu irmão Gildo (este permanece na emissora), Luiz, Douglas, Vilanova… perdão se esqueço outros ex-companheiros.

À atual equipe, parabéns e votos de muito mais sucesso, porque a história tem que continuar!

Detalhe: a Rádio Jornal de Garanhuns pode ser acompanhada pela internet a partir de um link da Jornal Recife: www.radiojornal.com.br.

A bela foto da Jornal, num autêntico cenário da “Cidade das Flores”, é de Eduardo Peixoto, comunicador da emissora –  blogdoeduardopeixoto.blogspot.com.

7 pensamentos sobre “RÁDIO JORNAL DE GARANHUNS: 59 ANOS DE PIONEIRISMO.

  1. olá tive a idéia de mandar um apelo para uma radio da cidade porque ja tentei de varias outras formas por aqui e nunca obtive respostas
    bem o meu caso é o seguinte,procuro por meu pai e ele é natural de garanhuns,tudo o que sei dele é que o nome é
    Aluisio Elias dos Santos,trabalhou na Volkswagem de São Bernardo do Campo em São Paulo por volta de 1979,tem os cabelos cacheados,lábios grossos,na época tinha uma irmã que morava no jardim Helena,alguns primos que moravam em São Bernardo do Campo,conheceu a minha mãe Valdelice num baile que tinha o nome de Magistral Dança e isso é tudo que sei peço que se alguém tiver alguma informação entrar em contato pelo numero 011-91255908 ou 011-92698292
    espero que quem tiver ouvindo leve a sério pois não é brincadeira tenho 29 anos e nunca se quer tive a portunidade de conhece-lo.
    desde ja muito obrigado a todos

  2. Até hoje, tenho vontade de realizar o meu sonho; ser locutor da Rádio Jornal de Garanhuns,ex-Difusora. Foi nela, que falei pela primeira vez. Sim, eu queria fazer teste numa rádio e foi, na Difusora que o Diretor Geral, após o falecimento de Ivo de Souza, me autorizou. Falei simplesmente: Em Garanhuns, são 11 horas e 20 minutos. Daí, me tornei locutor, redator e cerimonalista, até a data de hoje. Mas, isso, em outras emissoras do Brasil. Nela, nada mais que a hora certa e nunca tive nenhuma oportunidade, em trabalhar nesta conceituada emissora. Eu, pretendo, antes de morrer, ser locutor da “Pioneira do Interior”. Já se passaram 34 anos, eu tinha 17 anos. Espero realizar o meu sonho, estou jovem e ativo; só quero uma oportunidade. Tenho vozeirão e ótima dicção. Sou nascido e criado ai, em Garanhuns. Será que terei alguma chance? Aguardo alguma resposta dos senhores.

  3. gostaria de saber se a radio estar conectada na rede mundial de internet, sou filho da terra gostaria de ouvir a radi pela internet.
    um forte abraço para todos
    Ribeiropolis-se

  4. Saudade dessa Casa,Magistral Danças ,onde trabalhei dunte alguns anos c/ minha Banda Som Maravilha e lendo a citação postada acima,pela jovem Claudia Isabela,fez-me lembrar de anos Maravilhosos of my Life!!! Espero que a Claudia tenha encontrado o parente dela,e de Sao Paulo,envio o meu abraço a todos os Pernambucanos,especialmente o querido povo de Garanhuns e todos os companheiros das Emissoras de Radio,Difusora e Radio Jornal de Garanhuns e outras!! Tbm sou Radialista e me orgulho muito de pertencer a esta brilhanre categoria !!! Os operarios da Comunicação !! Edson Maravilha,abraços.

  5. queria muito que vcs me ajudem a encontrar meu pai
    ele sumiu quando eu tinha 3 meses de nascida
    faz 16 anos que ele sumiu , morei esse tempo todo ai com os meus avós . agora que vim para são paulo desculbro que ele sempre morou ai esse tempo todo
    se vcs poder anúnciar o nome dele ai na rádio que é muito ouvida
    e tiver algum contato eu ficarei muito grata.
    Eu procuro…José Erinaldo Martins da Silva

  6. ola estou mandando este recado para saber se vcs podem me ajudar procuro por parentes meus que residem em garanhuns, nunca tivemos contatos com eles pois meu pai que é dessa cidade quase não falava dos parentes dele,hoje ele é falecido mas sempre tivemos vontade de conhecer nossos parentes, gostaria se possivél de contar com a ajuda de vcs para poder entrar em contato com algums deles.
    Bernardino Pereira
    Guilhermina Maria da Conceição
    esses são os nomes dos meus avos que são de garanhuns e
    João Bernardino Pereira
    esse é o nome do meu pai do qual eu procuro os parente, gostaria muito da ajuda de vcs,desde ja agradeço
    meu nome é Jose Rildo Pereira qualquer noticia mandar e-mail para:
    rildo_jr@hotmail.com
    obrigado

Deixe um comentário

